Exposição “OURO”, do artista colombiano Pedro Ruiz, abre série de eventos em comemoração aos 27 anos do Memorial da América Latina

Mostra retrata a fauna e a flora da Colômbia segundo o olhar do artista Pedro Ruiz (Ex-aluno Promoção 1975).

No dia do seu aniversário, 18 de março, o Memorial da América Latina inaugura a exposição “OURO – Espírito e Natureza de um Território” do artista colombiano Pedro Ruiz. Um retrato da flora e da fauna do país vizinho, Colômbia, as 36 obras que compõem o acervo poderão ser visitadas até o dia 18 de maio no Espaço Gabriel García Márquez, anexo ao Pavilhão da Criatividade, na Praça da Sombra. A entrada é gratuita.

O artista, formado na Escola Nacional de Belas Artes de Paris, concebe sua obra como uma instalação em que harmoniza quadros, música, iluminação e até a pintura das paredes do espaço, em negro.

Assim, quando chega ao recinto, o expectador se verá em um ambiente escuro em que a luz estará dirigida pontualmente para a montagem da mostra, realçando a cor dourada de cada obra. São peças de tamanho pequeno ( a maioria não chega a 50 cm de altura)  que devem ser vistas com lupa para apreciar os detalhes. Nelas, Ruiz retrata a natureza, o povo, a música e a dança, tematizadas à luz da questão social vivenciada pelos migrantes colombianos que vêm perdendo seu território.

Serviço

Exposição “OURO – Espírito e Natureza de um Território

Data: 18 de março a 18 de maio de 2016

Visitações: terça a domingo, das 9h às 18h

Local: Espaço Gabriel García Márquez – Memorial da América Latina (próximo ao Metrô Barra Funda)

Acesso: portões 8 e 9

Classificação: Livre

Entrada Gratuita

FUENTE: www.memorial.org.br